ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s
“A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ALUNO’’.
SERRANO-MA
2012
ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s
“A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ALUNO’’.
Dorinalva dos Santos
Idarlan Santos Passinho
Rony Faieth Ferreira Passinho
SERRANO-MA
2012
SUMÁRIO
2.1 Delimitação do Tema---------------------------------------------------------04
3.1. Justificativa--------------------------------------------------------------------04
3.2. Problema-----------------------------------------------------------------------05
4. Metas------------------------------------------------------------------------------05
4.1. Objetivo Geral-----------------------------------------------------------------06
4.2. Objetivos Específicos.........................-----------------------------------06
7. Avaliação--------------------------------------------------------------------.----07
8. Referências.-------------------------------------------------------------------08
1TEMA “Leitura e escrita”
2.1DELIMITAÇÃO DO TEMA:
“A importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento intelectual do aluno’’.
3. JUSTIFICATIVA
A leitura favorece a remoção das barreiras educacionais que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação, principalmente através de promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual. A leitura também é uma aquisição cultural de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades escolares e para o crescimento e formação de todo o cidadão.
De acordo com os PCNS, é função de a escola formar sujeitos letrados (no sentindo pleno da palavra), pois, acredita-se ser de extrema relevância a formação do aluno leitor, capaz de decifrar, de compreender a diversidade textual que se apresenta no dia-a-dia.
Diante do exposto, viu-se a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita e despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental da escola Joaquim Amado para essa questão, pois a diversidade de textos existentes no mundo da cultura escrita é enorme. Orais ou escritos, eles se caracterizam por usos e funções e graus de complexidade diversos. Além da leitura de textos variados, o mundo letrado supõe também a possibilidade de produzir de produzi-los. Escrever, por sua vez, significa adquirir um sistema de registro de informações que possibilite uma séria de novas ações como: reconhecer, interpretar e produzir diferentes tipos de textos e gêneros para atender a diferentes finalidades e intenções.
Assim, espera-se que este projeto venha despertar alunos e professores da escola Joaquim Amado para o hábito da leitura e para o hábito da leitura e para a necessidade de se trabalhar de forma eficiente e reflexiva, valorizando o trabalho coletivo nas diferentes situações sociocomunicativa.
3.1 Problema:
Como desenvolver situações de leitura e escrita que estimulem a participação do aluno como protagonista das transformações de sua realidade, contextualizando os conhecimentos construídos?
4. Metas:
· Mobilizar alunos e toda comunidade escolar para a importância da leitura e da escrita. Através de gêneros textuais diversificadas;
· Criar estratégias de superação de dificuldades de leitura, escrita e interpretação de textos;
· Promover atividades diversificadas de leitura e escrita envolvendo toda a comunidade escolar.
4.1. OBJETIVO GERAL:
Refletir sobre a eficiência e eficácia da leitura como instrumento indispensável na formação humana, desenvolvendo no educando a capacidade de compreensão das mais diversas formas de leitura, bem como a habilidade para produzir textos.
4.2. ESPECÍFICOS
· Mostrar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual do aluno;
· Criar espaços de leitura dentro da escola, valorizando a diversidade textual;
· Proporcionar ao aluno interesse pela leitura através de atividades variadas;
· Diminuir o grande número de repetência e evasão no ensino fundamental, através do trabalho interdisciplinar.
7. AVALIAÇÃO
As atividades serão desenvolvidas e avaliadas durante toda a execução do projeto, de forma que revelem a condição em que os alunos se situam em relação às habilidades de leitura e escrita, e assim permitir que eles ampliem o domínio ativo do discurso nas mais diversas situações comunicativas; sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
8. REFERÊNCIAS
CARDOSO, B. e TEBEROSKY, A. – Reflexões sobre o ensino de leitura e escrita, 2ª. Ed., Petrópolis, vozes, 1994.
NERY, A. Parecer sobre a matriz curricular de Língua Portuguesa. 3. Ed. Mimeo. Brasília: 2000.
LAFOLO, M. – Do Mundo da Leitura para a leitura do mundo. São Paulo, Ática, 1994.
DIONÍSIO, A.P. Machado, A. R. e Bezerra, M. A. (org.) gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna Ltda. 2002.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais; constituição e práticas sociais. São Paulo: Cortez, (no prelo).
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