quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PROJETO

  ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS



CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s










    “A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO       INTELECTUAL DO ALUNO’’.




                                                                               
SERRANO-MA
2012




ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS



CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s






    “A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO                    INTELECTUAL DO ALUNO’’.

Dorinalva dos Santos
Idarlan Santos Passinho
Rony Faieth Ferreira Passinho




                                                                                 
SERRANO-MA
2012



                                                     SUMÁRIO    
                                                  
     2.1 Delimitação do Tema---------------------------------------------------------04                       
    3.1. Justificativa--------------------------------------------------------------------04     
    3.2. Problema-----------------------------------------------------------------------05
    4. Metas------------------------------------------------------------------------------05
    4.1. Objetivo Geral-----------------------------------------------------------------06
    4.2. Objetivos Específicos.........................-----------------------------------06
    7. Avaliação--------------------------------------------------------------------.----07
    8. Referências.-------------------------------------------------------------------08                                            

   
   
  







                           
 1TEMA     Leitura e escrita”
 2.1DELIMITAÇÃO DO TEMA:
     “A importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento intelectual  do aluno’’.
         3. JUSTIFICATIVA
              A leitura favorece a remoção das barreiras educacionais que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação, principalmente através de promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual. A leitura também é uma aquisição cultural de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades escolares e para o crescimento e formação de todo o cidadão.
            De acordo com os PCNS, é função de a escola formar sujeitos letrados (no sentindo pleno da palavra), pois, acredita-se ser de extrema relevância a formação do aluno leitor, capaz de decifrar, de compreender a diversidade textual que se apresenta no dia-a-dia.
             Diante do exposto, viu-se a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita e despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental da escola Joaquim Amado para essa questão, pois a diversidade de textos existentes no mundo da cultura escrita é enorme. Orais ou escritos, eles se caracterizam por usos e funções e graus de complexidade diversos. Além da leitura de textos variados, o mundo letrado supõe também a possibilidade de produzir de produzi-los. Escrever, por sua vez, significa adquirir um sistema de registro de informações que possibilite uma séria de novas ações como: reconhecer, interpretar e produzir diferentes tipos de textos e gêneros para atender a diferentes finalidades e intenções.
             Assim, espera-se que este projeto venha despertar alunos e professores da escola Joaquim Amado para o hábito da leitura e para o hábito da leitura e para a necessidade de se trabalhar de forma eficiente e reflexiva, valorizando o trabalho coletivo nas diferentes situações sociocomunicativa.
3.1 Problema:
         Como desenvolver situações de leitura e escrita que estimulem a participação do aluno como protagonista das transformações de sua realidade, contextualizando os conhecimentos construídos?
4.  Metas:
·         Mobilizar alunos e toda comunidade escolar para a importância da leitura e da escrita. Através de gêneros textuais diversificadas;
·         Criar estratégias de superação de dificuldades de leitura, escrita e interpretação de textos;
·         Promover atividades diversificadas de leitura e escrita envolvendo toda a comunidade escolar.

4.1. OBJETIVO GERAL:
 Refletir sobre a eficiência e eficácia da leitura como instrumento indispensável na formação humana, desenvolvendo no educando a capacidade de compreensão das mais diversas formas de leitura, bem como a habilidade para produzir textos.

4.2. ESPECÍFICOS
·           Mostrar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual do aluno;      
·           Criar espaços de leitura dentro da escola, valorizando a diversidade textual;                                                                                    
·           Proporcionar ao aluno interesse pela leitura através de atividades variadas;
·           Diminuir o grande número de repetência e evasão no ensino fundamental, através do trabalho interdisciplinar.


7. AVALIAÇÃO
      
              As atividades serão desenvolvidas e avaliadas durante toda a execução do projeto, de forma que revelem a condição em que os alunos se situam em relação às habilidades de leitura e escrita, e assim permitir que eles ampliem o domínio ativo do discurso nas mais diversas situações comunicativas; sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
















8. REFERÊNCIAS

CARDOSO, B. e TEBEROSKY, A. ­– Reflexões sobre o ensino de leitura e escrita, 2ª. Ed., Petrópolis, vozes, 1994.
NERY, A. Parecer sobre a matriz curricular de Língua Portuguesa. 3. Ed. Mimeo. Brasília: 2000.
LAFOLO, M. – Do Mundo da Leitura para a leitura do mundo. São Paulo, Ática, 1994.
DIONÍSIO, A.P. Machado, A. R. e Bezerra, M. A. (org.) gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna Ltda. 2002.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais; constituição e práticas sociais. São Paulo: Cortez, (no prelo).

     
           

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